Ciências Contábeis

 

 

A Contabilidade é uma área do conhecimento responsável pelo registro das transações entre as empresas e os diversos usuários das informações financeiras de uma organização pública ou privada. Nesse sentido o curso de Ciências Contábeis oferecido pela Faculdade CESUC é moderno e atual, pois forma profissional com sólida formação acadêmica para o exercício da profissão, onde estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos na organização, através de suas técnicas, permite que o aluno tenha uma visão global de todas as áreas fundamentais de uma empresa e uma visão especializada em mais de vinte e três áreas de atuação. O curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar um profissional com conhecimento generalista das atividades empresariais e conhecimento especifico das técnicas necessárias para gerar informação econômica, financeira e patrimonial de uma entidade.

O Profissional

 O contador está apto a exercer funções, como: planejar, instalar , manter e atualizar o sistema de informação financeira de uma organização, podendo atuar em diversas áreas: a da contabilidade em si, que cuida da aplicação das normas e das práticas contábeis exigidas por lei: a da auditoria, em que analisa e valida as demonstrações contábeis e os controles relacionados; a da controladoria que avalia e informa se os recursos da empresa estão sendo utilizados da melhor forma, montando uma base de dados que sirva de suporte ao processo de decisão;  atuando também na área fiscal; tributária; pública; bancária; perícia contábil; contabilidade internacional entre outras. O contador pode ainda dedicar-se à análise do desempenho econômico – financeiro das empresas, uma atividade considerada fundamental por parte do mercado financeiro, que exige essa avaliação constante para a liberação ou renovação de créditos e financiamentos.

 Mercado de Trabalho

 O contador é um profissional com ampla aceitação no mercado, pode atuar tanto em empresa pública como privada, abrangendo as áreas: industrial, comercial, agrícola e prestadora de serviços, como analista, assessor, auditor interno/externo, e auditor fiscal, conselheiro, consultor, controller e planejador orçamentário. Como profissional liberal poderá ser contador, responsável por organizações contábeis, perito, árbitro consultor e auditor independente.
O mercado de trabalho é promissor, hoje existem no Brasil mais de 6 milhões de empresas e menos de 200mil contadores, como se observa o campo de trabalho é um dos mais primissores na atualidade. Garanta seu futuro profissional faça o curso superior de contabilidade

INFORMAÇÕES GERAIS

Valor da Mensalidade
: R$ 640,00

Duração: 4 anos
Turno: Noturno
Modalidade: Bacharelado
Ato legal:
Autorizado pela Portaria MEC n.º 351 de 23/04/2007
Curso reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 621 de 17/03/2011 - D.O.U. 21/03/2011.

 

Coordenação do Curso: Prof. Euripedes Bastos Siqueira
E-mail: contabeis@cesuc.br

Mestre em Economia, pós-graduado em Análise e Auditoria Contábil e graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, coordenador do curso de Ciências Contábeis no Centro de Ensino Superior de Catalão, diretor da Empresa Renascer Consultoria e Projeto Ltda, consultor do Sistema SEBRAE,  possui mais de 20 anos de  experiência profissional na área financeira.

 

 MATRIZ CURRICULAR
 
 
Disciplina - 1º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 60h
CONTABILIDADE BÁSICA I 60h
MATEMÁTICA FINANCEIRA 60h 
TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE 60h  
 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I 60h  
TOTAL 300h 

 Disciplina - 2º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
CONTABILIDADE BÁSICA II 60h
DIREITO 60h
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL 60h
MATEMÁTICA I 60h
METODOLOGIA CIENTÍFICA 60h
TOTAL 300h

             

Disciplina - 3º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
 CIÊNCIA POLÍTICA 60h
 CONTABILIDADE DE CUSTOS 60h
 ESTATÍSTICA I 60h
 CONTABILIDADE INTERMEDIANA 60h
 DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA 60h
TOTAL 300h

Disciplina - 4º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
 ESTATÍSTICA II 60h
 DIREITO TRABALHISTA E LEGISLAÇÃO SOCIAL 60h
 ECONOMIA E GESTÃO 60h
 CONTABILIDADE AVANÇADA 60h
 APURAÇÃO E ANALISE DE CUSTOS 60h
TOTAL 300h

Disciplina - 5º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
 CONTABILIDADE APLICADA 60h
 CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 60h
 CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 60h
 LABORATÓRIO DE PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA I 100h
 RESPONSABILIDADE SOCIAL 60h
 TOTAL 340h

Disciplina - 6º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
 ANÁLISE DE PROJETOS E ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS 60h
 AUDITORIA 60h
 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 60h
 EMPREENDEDORISMO 60h
 LABORATÓRIO DE PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA II 100h
TOTAL 340h

Disciplina - 7º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 60h
 CONTROLADORIA 60h
 LABORATÓRIO DE PRÁTICA CONTABIL INFORMATIZADA III 100h
 METODOLOGIA DA PESQUISA CONTÁBIL 60h
 TÓPICOS EMERGENTES I 60h
TOTAL 340h

Disciplina - 8º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
 FINANÇAS EMPRESARIAIS 60h
 MERCADO DE CAPITAIS 60h
 PERÍCIA, AVALIAÇÃO E ARBITRAGEM 60h
 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 60h
 TÓPICOS EMERGENTES II 60h
TOTAL 300h

Disciplina Optativa

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais* 60h


CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 2700
TRABALHO DE CURSO 300
ATIVIDADES COMPLEMENTARES* 180
TOTAL GERAL DO CURRÍCULO 3000
 
* Atividades a serem desenvolvidas ao longo do curso

 

                                                                                                 EMENTA 

1º PERÍODO


TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Ementa: Introdução à Teoria da Administração; Escolas da Administração; Funções Administrativas; Qualidade nas Organizações; Perspectivas Futuras da Gestão Empresarial.

METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes. Evolução dos conhecimentos. Pesquisa científica. Prática da leitura. Estratégias de leitura. Fichamento. Resumo. Resenha. Paráfrase e citações diretas. Como elaborar referências bibliográficas.Publicações científicas. Estrutura do texto dissertativo. Apresentação gráfica da monografia.

MATEMÁTICA I
Ementa: Funções; Sistemas Lineares; Limites; Derivadas.

TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE
Ementa: Evolução do Pensamento contábil; Escolas e Doutrinas da contabilidade; Teorias Descritiva e Prescritiva; Princípios fundamentais da Contabilidade; Critérios de Mensuração e Avaliação: Ativo e Passivo, Receitas e Despesas, Ganhos e Perdas.

CIÊNCIA POLÍTICA
Ementa: Definição de Política. Formação do Estado e as Instituições políticas. A Constituição da Ciência Política como campo científico. O poder e a Autoridade; a democracia; Divisão dos poderes; as ideologias; o Estado de Direito. A relação entre ética e política e entre ética e ciência política.

2º PERÍODO

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Ementa: Processos de Comunicação. Funções do Texto. Análise de texto em seus aspectos semânticos, estrutural e formal. Produção de textos dissertativos e argumentativos. Fundamentos gramaticais do texto escrito. Figuras de linguagem. Coerência e Coesão. Fundamentos teóricos das atividades de leitura e produção de textos. Concepção de linguagem como construção de identidade e como espaço de intervenção social. Leitura motivada e produção de texto oral e escrito: ler, interpretar e produzir.

CONTABILIDADE BÁSICA I
Ementa: Noções Básicas de Contabilidade; Estudo do Patrimônio; Estudos das Variações; Elenco de cotas; Princípios Fundamentais de Contabilidade.

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
Ementa: Conceitos; Ética Geral, Empresarial e Profissional; Código de Ética Profissional do Contabilista; Processos, Infrações e Penalidades; Responsabilidade Civil, Criminal, Fiscal e Social; Legislação do Exercício Profissional.

MATEMÁTICA II
Ementa: Juros Simples e Compostos; Descontos; Séries de Pagamento; Correção Monetária e Inflação; Sistemas de Amortização; Análise de Investimentos.

DIREITO
Ementa: Introdução ao Estudo do Direito; Divisões e ramos do direito. Fontes do direito. Direito Natural e positivo. Direito objetivo e subjetivo. Direito e moral. Direito vigência e aplicação da lei. Noções de Direito Privado: Civil. Direito do Consumidor.

3º PERÍODO
 
CONTABILIDADE BÁSICA II
Ementa: Procedimentos Básicos de Escrituração - regime de caixa e competência, balancete de verificação, lançamentos; Operações Mercantis – transações de compra e venda, CMV, métodos de depreciação, ativo imobilizado.

CONTABILIDADE DE CUSTOS
Ementa: Introdução à Contabilidade de Custos; Classificação e Nomenclatura de Custos; Sistemas de Custeamento; Esquema Básico de Custos; Implantação de Sistemas de Custos; Custos Conjuntos.

ECONOMIA E GESTÃO
Ementa: Economia enquanto ciência social. Economia de mercado: dinâmica, fluxos reais e monetários, empresa, consumidor e mercado. Introdução à Microeconomia: comportamento do consumidor, demanda, oferta, elasticidade e estruturas de mercado. Macroeconomia: variáveis agregadas (produto, renda, despesa, poupança, investimento, níveis de preços e de emprego, dentre outras), políticas econômicas (objetivos e instrumentos), sistema financeiro, déficit público e setor externo.

ESTATÍSTICA I
Ementa: Análise de Dados; Distribuição de Freqüência; Descrição de Dados; Probabilidades; Regressão e Correlação.

DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA
Ementa: Atividade Empresarial; Registro de Empresa. Livros Comerciais; Estabelecimento Empresarial; Nome empresarial; Teoria Geral do Direito Societário; Constituição de Sociedades Contratuais; Sociedades Empresárias no código Civil; Alterações Dissoluções de Sociedades e Propriedade Industrial; Noções sobre S/A; Títulos de Crédito; Recuperação de empresa e recuperação Judicial e Extra-Judical.

4º PERÍODO

APURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS
Ementa: Introdução à Análise de Custos; Análise das Variações de Custos; Margem de Contribuição; Relação Custo / Volume / Lucro.

CONTABILIDADE AVANÇADA
Ementa: Consolidação das Demonstrações Contábeis; Conversão em Moedas Estrangeiras; Métodos de Avaliação de Investimento; Ganhos e Perdas de Capital; Juros sobre o Capital Próprio; Extinção de Sociedades; Demonstrações do Valor Adicionado; reavaliação de Ativos.

DIREITO TRABALHISTA E LEGISLAÇÃO SOCIAL
Ementa: Direito do trabalho. Sujeitos da relação de trabalho. Contrato de trabalho: conceito, caracteres, alterações e dissolução. Salário e remuneração. Meios de solução de conflitos. Convenção Coletiva do Trabalho. A previdência social no Brasil: benefícios, custeio, prestações. Acidentes do trabalho.

EMPREENDEDORISMO
Ementa: Empresa, Empresário e Empreendedor; Plano de Negócios; Planejamento Estratégico; Gerenciamento dos Recursos Empresariais.

ESTATÍSTICA II
Ementa: Séries Temporais; Representação Gráfica; Números Índices; Teoria da Amostragem; Testes de Hipóteses; Noções de Cálculos Atuariais.

5º PERÍODO

CONTABILIDADE APLICADA ÀS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Ementa: Sistema Financeiro Nacional; Estrutura e Funcionamento do COSIF; Operações de Crédito; Operações com arrendamento Mercantil na Visão do Arrendador; Operações com Títulos e Valores Mobiliários; Operações com derivativos; Operações Passivas; Demonstrações Contábeis Obrigatórias.
 
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Ementa: Estrutura de Capital das Empresas; Reorganização societária; outras transações Societárias; Ativos e Passivos Contingentes; Insubsistências e Superveniências.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ementa: Responsabilidade Social; Responsabilidade ambiental; Projetos sociais; Markenting social; Noções de contabilidade social; Balanço Social; Modelos de Balanço social e Legislação Aplicável.

PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Ementa: Apuração e Escrituração Contábil; Elisão (Planejamento Tributário); Apuração. Registro e Controle de diferenças Temporárias; Contabilização dos Efeitos dos Ajustes da Demonstração do Lucro Real; apuração e Escrituração de Lucro Presumido e Simples.

PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA I
Ementa: Proporcionar aos discentes no exercício da profissão contábil conhecimentos dos procedimentos operacionais, fiscais e trabalhistas. Emissão de documentos. Registros e controles de obrigações. Utilização de sistemas especialistas (softwares).

6º PERÍODO

ANÁLISE DE PROJETOS E ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS
Ementa: Aspectos Introdutórios; orçamento de Vendas; Orçamento de Produção; Orçamento de Despesas Operacionais; Orçamento de caixa; Demonstrativo de Resultado de Exercício projetado; Balanço Patrimonial Projetado; Controle Orçamentário; Análise Projetos Empresariais.

AUDITORIA
Ementa: Conceitos Básicos de Auditoria; Normas Técnicas e Profissionais de Auditoria (NBC-T e NBC-P); Planejamento de Auditoria;  Seleção da Amostra e Avaliação de Risco;  Controle Interno; Papéis de Trabalho; Pareceres de Auditoria; Auditoria das Contas Patrimoniais; Auditoria das Contas de Resultado; Relatórios de Auditoria; Revisão pelos Pares.

CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Ementa: Lei de Responsabilidade Fiscal; Orçamento Público; Créditos Adicionais; Patrimônio Público; Plano de Contas e Escrituração Contábil; Demonstrações Contábeis na Área Pública; Funções Básicas do Siafi.

CONTABILIDADE GERENCIAL
Ementa: Caracterização da Contabilidade Gerencial, principais distinções entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial . Lucro empresarial e variações de preços. Fundamentos de contabilidade de custos. Relações Custo/Volume/Lucro. Utilização de informações de custo para decisões. Fronteiras da Contabilidade Gerencial.

PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA II
Ementa: Propiciar aos discentes conhecimentos dos procedimentos operacionais e fiscais. Rotinas das empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços. Emissão de documentos. Registro e controles de obrigações das empresas com utilização de sistemas especialistas (softwares de contabilidade).

7º PERÍODO

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Ementa: Conceitos; Ajustes das Demonstrações Contábeis para Fins de Análise; análise Vertical e Horizontal; Análise Econômico-Financeira.   

CONTROLADORIA
Ementas: Contextualização; Planejamento; Gestão e Controladoria; Avaliação de Desempenho; Ferramentas de Gestão.

FINANÇAS EMPRESARIAIS
Ementa: Administração Financeira; Mercados Financeiros; Risco e Retorno de Ativos e Avaliação de Carteira; Alavancagem; Planejamento Financeiro.

TÓPICOS EMERGENTES I
Ementa: Busca desenvolver fatos emergentes que por sua atualidade estejam em evidência. Empreendedorismo e marketing na Contabilidade; Balanço social e a Demonstração do valor Adicionado. Contabilidade Ambiental. Harmonização das Normas Contábeis. Contabilidade no Mercosul.

PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA III
Ementa: Extensão das tarefas executadas na Prática Contábil Informatizada I e II, com inserção de operações de maior complexidade. Ajuste do lucro contábil ao lucro tributável. Escrituração contábil, análise gerencial e procedimentos de auditoria.

8º PERÍODO

CONTABILIDADE APLICADA AO AGRONEGÓCIO
Ementa: Economia do Agronegócio; Procedimentos Contábeis; Inventário e Demonstrações Contábeis.

MERCADO DE CAPITAIS
Ementa: Mercado de Capitais, de Finanças e de Crédito; fatos Econômicos com Vistas a sua Contabilização; Tomada de Decisão sobre Investimentos; Fontes de Financiamento; Principais Operações e Indicadores de Mercado; Governança Corporativa.

TÓPICOS EMERGENTES II
Ementa: Busca desenvolver fatos emergentes que por sua atualidade estejam em evidência. Empreendedorismo e marketing na Contabilidade; Normas Contábeis Internacionais; Práticas de Governança Corporativas; Harmonização das Normas Contábeis.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Ementa: Conceitos Básicos: Sistemas e Subsistemas de Informação; Decisão, Implantação e Operacionalização dos Sistemas Contábeis; Plano de Contas.

PERÍCIA, AVALIAÇÃO E ARBITRAGEM
Ementa: Perícia Contábil; Avaliação; Mediação e Arbitragem.

TRABALHO DE CURSO
Ementa: Cada aluno deverá apresentar o seu trabalho de curso, realizado durante o oitavo período do curso. Cada trabalho será supervisionado por um docente da faculdade, que será designado pelo coordenador do curso e terá a responsabilidade de orientação em conjunto com o docente responsável pela disciplina de Metodologia Científica.

LIBRAS - Disciplina Optativa
Ementa: Noções básicas da língua de sinais brasileira. Conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação de surdos. Teoria da tradução e interpretação. Técnicas de tradução em Libras /Português; técnicas de tradução em Português/Libras.
 

  
 
Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda