Psicologia

 

 

O Curso

O Curso de Psicologia da Faculdade CESUC oferece ao estudante uma formação generalista que contempla os principais enfoques teórico-metodológicos da Psicologia contemporânea. Para tanto, propicia ao graduando o acesso e discussão sobre conhecimentos básicos e específicos do campo da Psicologia como ciência e profissão. Dessa forma, busca formar profissionais capazes de integrar teoria, prática e realidade social, como aspectos importantes na construção do conhecimento e na atuação profissional. Isso implica oferecer, desde cedo no curso, disciplinas que contemplem uma boa fundamentação teórica, mas que incluam também conteúdos e experiências práticas, oferecendo ao aluno a possibilidade para realizar trabalhos de campo, pesquisas, vivências relacionadas ao conteúdo estudado, dentre outras.

 

O profissional

Profissional habilitado a atuar no exercício da profissão de psicólogo nas diferentes áreas e em diferentes contextos, o que envolve a produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da ciência psicológica, tendo a prática clínica, social, educacional e organizacional como base obrigatória de sua formação e identidade profissional, adquirida a partir de uma formação generalista.

 

Mercado de trabalho

O psicólogo tem amplo campo de desenvolvimento que vem se desenvolvendo cada vez mais, articulando clínica, prevenção e promoção da saúde e gestão. A área de atuação do psicólogo estende-se a hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados de menores e da família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos rurais e comunitários etc. 

 

VALOR DA MENSALIDADE:

R$ 658,00

INFORMAÇÕES GERAIS

Duração: 5 anos/10 semestres
Turno: Noturno
Modalidade: Bacharelado
Carga Horária: 4.000 horas
Ato legal:
Autorizado pela Portaria SERES n.º 732 - D.O.U. 24/12/2013

Renata Limongi Franca Coelho Silva

 Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2003), especialização em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2006), graduação em Pedagogia pela PUC Goiás (2008) e mestrado em Psicologia pela PUC Goiás (2009).  Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia Jurídica e Recursos Humanos, produzindo trabalhos envolvendo processos educacionais

Coordenação do Curso 
E-mail: psicologia@cesuc.br



MATRIZ CURRICULAR 

1º PERÍODO

DISCIPLINAS C/H
1 História das idéias psicológicas 60
2 Psicologia ciência e profissão 60
3 Sociologia e antropologia 60
4 Neuroanatomia 60
5 Comunicação e Expressão 60
6 Estágio Básico I 30
  Total 330

2º PERÍODO

7 Neurofisiologia 60
8 psicologia do desenvolvimento I 60
9 psicologia social I 60
10 Psicologia da Personalidade I 60
11 fundamentos da psicanálise 60
12 Estágio Básico II 30
  TOTAL 330

3º PERÍODO

13

Psicologia SociaL II

60
14

Psicologia do Desenvolvimento II

60
15 Psicologia da Personalidade II 60
16 Metodologia Científica 60
17 Psicologia Experimental 60
18 Estágio Básico III 30
  TOTAL 330

4º PERÍODO

19 Psicologia do Desenvolvimento III 60
20 Psicologia Social III 60
21 Psicopatologia I 60
22 Estatística Aplicada a Psicologia 60
23 Métodos de Avaliação Psicológica I - Psicometria 60
24 Estágio Básico IV 30
  TOTAL 330

5º PERÍODO

25 Métodos de Avaliação Psicológica II: Entrevistas e Testes Projetivos 60
26 Psicologia das Organizações de Trabalho 60
27 Psicopatologia II 60
28 Psicologia e Saúde: Indivíduos-Grupos e Instituições-Organizações 60
29 Fundamentos do behaviorismo: Análise do Comportamento Humano 60
30 Estágio Básico V 30
  TOTAL 330

6º PERÍODO

31 Diagnóstico Psicológico: Teoria e Prática 60
32 Diagnóstico Institucional: Teoria e Prática 60
33 Psicologia Comunitária 60
34 Psicologia Escolar 60
35 Fundamentos da Gestalt 60
36 Estágio Básico VI 30
  TOTAL 330

7º PERÍODO

37 Psicoterapia: Teorias e Técnicas 60
38 Psicologia e Pessoas com Necessidades Especiais 60
39 Neuropsicologia 60
40 Psicologia Hospitalar 60
41 Fund da Psicologia Sistêmica: Grupo Familiar e Relações Inter-Pessoais 60
42 Estágio Básico VII 60
  TOTAL 360

8º PERÍODO

43 Estágio Básico Supervisionado I 150
44 Estágio Básico Supervisionado II 150
45 Psicologia Jurídica 60
46 Ciências Políticas 60
47 Ética Profissional em Psicologia 60
  TOTAL 480

9º PERÍODO

48 Estágio Espesífico Supervisionado I 200
49 Orientação Profissional 60
50 Economia e Gestão 60
51 Psicofarmacologia 60
52 TC I 120
  TOTAL 500

10º PERÍODO

53 Estágio Espesífico Supervisionado II 240
54 Psicologia Ambiental 60
55 Psicologia do Esporte 60
56 TC II 120
  TOTAL 500
G00082 ATIVIDADES COMPLEMENTARES* 200
  TOTAL GERAL 4000

DISCIPLINA OPTATIVA

OP0001 LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais* 60

* ao longo do curso ** no ultimo semestre do curso

 

 

Ementário e Bibliografia


1º PERÍODO


HISTÓRIA DAS IDÉIAS PSICOLÓGICAS
Correntes filosóficas e científicas que deram origem à psicologia científica: evolução dos movimentos. Escolas de Psicologia e suas bases filosóficas, observacionais e experimentais e suas principais teorias.


PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
História da inserção profissional do psicólogo no Brasil em diferentes áreas. História dos cursos de formação de psicólogo e de seus fundamentos no Brasil. Possibilidades e compromissos atuais da Psicologia como ciência e profissão. Regulamentação e fiscalização da profissão de psicólogo. Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia no Brasil. Princípios éticos da profissão. Observação das práticas profissionais dos psicólogos.

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
As ciências sociais e seu papel na sociedade. Cultura e Sociedade. Movimentos sociais. A dinâmica cultural na sociedade moderna. Indivíduo, identidade e a construção social da subjetividade. Formação da população brasileira, a cultura negra e indígena brasileira.

 NEUROANATOMIA
Anatomia funcional do sistema nervoso central. Estruturas anatômicas e neuroanatômicas em suas relações com o comportamento e com a atividade mental.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Processos de Comunicação. Funções do Texto. Análise de texto em seus aspectos semânticos, estrutural e formal. Produção de textos dissertativos e argumentativos. Fundamentos gramaticais do texto escrito. Figuras de linguagem. Coerência e Coesão. Fundamentos teóricos das atividades de leitura e produção de textos. Concepção de linguagem como construção de identidade e como espaço de intervenção social. Leitura motivada e produção de texto oral e escrito: ler, interpretar e produzir.


ESTÁGIO BÁSICO I
Papel do psicólogo na comunidade pesquisas bibliográficas e de campo. Atuação do psicólogo nos diversos contextos.


2º PERÍODO

NEUROFISIOLOGIA
Fisiologia da célula nervosa e do tecido neuronal: organização e anatomia funcional do sistema nervoso central. Princípios neurofisiológicos, noções de estruturas anatômicas e neuroanatômicas em suas relações com o comportamento e com a atividade mental.


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I
Aspectos gerais da cognição humana: atenção, percepção e motivação. Investigação e análise dos processos: procedimentos científicos.
 
PSICOLOGIA SOCIAL I
Retrospectiva histórica da produção de conhecimento na Psicologia Social. Teorias e conceitos em Psicologia Social. Fundamentos teórico-metodológicos dentro da perspectiva epistemológica- histórica. Representação social, identidade, consciência (ideologia/alienação).
 
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE I
Conceituação de personalidade. Estudo das diferentes teorias da personalidade. Implicações diagnósticas e métodos característicos de pesquisa dos diferentes modelos.

FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE
História da psicanálise. Desenvolvimento das concepções freudianas sobre o aparelho psíquico: as diversas etapas de teorização. Conceitos psicanalíticos da constituição da identidade.  Nosografia  psicanálitica.
 
ESTÁGIO BÁSICO II
A Psicologia e os fenômenos cotidianos. Observação dos fenômenos psicológicos nos mais diversos contextos.

 
3º PERÍODO

PSICOLOGIA SOCIAL II
Estudos técnico- metodológicos em Psicologia Social: compreensão dos fenômenos psicossociológicos Interdependência da Psicologia Social e outras disciplinas: A realidade da profissão de Psicólogo nas instituições sociais.
 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
Teorias, métodos de estudo e dados empíricos sobre processos de desenvolvimento cognitivo ao longo do ciclo vital: infância, adolescência, vida adulta. Aspectos genéticos, maturacionais e experiências ambientais.
 
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE II
Conceito e desenvolvimento de personalidade abordando as teorias: psicanalítica, comportamental e psicossociais. Estruturas da personalidade: neurose, psicose e perversão. Diagnóstico diferencial da personalidade. A influência social e cultural na construção da personalidade. A aprendizagem como forma de construção da personalidade. Estudos de caso como método de estudo da personalidade.
 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instrumentalizar os alunos nos estudos metodológicos de iniciação à pesquisa, procurando estimular a prática das análises científicas de caráter qualitativo e quantitativo para que possam interagir mais adequadamente com seu objeto de estudo através da leitura e interpretação de textos científicos e acadêmicos. Elaboração e normatização de trabalhos acadêmicos/científicos. Método científico: Conceituação e análise dos principais métodos. Seminários: técnicas de preparação e apresentação. Técnicas de pesquisa bibliográfica e científica. Estruturação do projeto de pesquisa para monografia de fim de curso.
 
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Estudo dos processos cognitivos: sensação, percepção, memória, consciência, motivação, raciocínio, linguagem, emoções, inteligência, formação de conceitos. Visão histórica do uso do método experimental na análise das relações comportamentais complexas
 
ESTÁGIO BÁSICO III
Ponderar e selecionar um tema de pesquisa , realizar uma revisão de literatura sobre o tema e montar um projeto de pesquisa.

 
4º PERÍODO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO III
Teorias, métodos de estudo e dados empíricos sobre desenvolvimento social e emocional na infância, adolescência, adulto jovem, adulto e velhice.
 
PSICOLOGIA SOCIAL III
Processo de desenvolvimento pessoal e grupal: vinculos, empatia, assertividade. Percepção pessoal e de grupo. Fatores pessoais e éticos nas relações social e do trabalho. O "eu e o outro". Técnicas de trabalho em grupo.
 
PSICOPATOLOGIA I
Histórico, evolução, semiologia e psicodinâmica das principais síndromes psicopatológicas. Os modelos clássicos DSM e CID usos e limites.
 
ESTATÍSTICA APLICADA A PSICOLOGIA
Aplicação e significados dos recursos estatísticos na organização, análise e interpretação de dados decorrentes de estudos  em Psicologia.
 
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I: PSICOMETRIA
Entrevista psicológica como instrumento de trabalho. Fundamentação teórica e técnica. A entrevista nas diversas situações: adulto, adolescente, infantil, com pais. Etapas e desenvolvimento da  entrevista. Tipos de entrevista. Campos de aplicação.
 
ESTÁGIO BÁSICO IV
Coletar de dados, tratamento dos dados e redigir um relato de pesquisa.

 
5º PERÍODO

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II: ENTREVISTAS E TESTES PROJETIVOS
Introdução à Psicometria. Histórico dos testes; fundamentação teórica e aspectos éticos Principais testes: objetivos e projetivos. Panorama atual. Aplicação prática.
 
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO
O significado do trabalho humano e sua evolução. A organização dos processos de trabalho e os modos de produção. Teorias de administração de recursos humanos. A saúde do trabalhador. A inserção do psicólogo no cotidiano das relações de trabalho e nos novos modelos de gestão. O impacto da responsabilidade social nas instituições.
 
PSICOPATOLOGIA II
Conceito e enfoques da normalidade e anormalidade. Critérios sociais para classificação psicopatológica, saúde e doença. O modelo médico e o modelo psicológico. Estudo dos quadros clínicos gerais e Avaliação e Tratamento.

PSICOLOGIA E SAÚDE: INDIVÍDUOS-GRUPOS/ INSTITUIÇÕES-ORGANIZAÇÕES
Conceituação de psicologia e saúde. Enfoques teóricos e metodológicos. Fundamentos e abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Atuação do psicólogo na instituição de saúde. Relacionamento interpessoal e fenômenos grupais.  Saúde comunitária e comportamento. A Educação para a saúde. O modelo de crenças e senso comum em saúde. A questão da natalidade e da mortalidade no Brasil. Análise de estudos e pesquisas contemporâneas.

FUNDAMENTOS DO BEHAVIORISMO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO
Definição e histórico da Análise Experimental do Comportamento (AEC). O método experimental e os fundamentos teóricos e tecnológicos da AEC: Condicionamentos Reflexo e Operante. Ênfase na prática da pesquisa experimental em Laboratório
 
ESTÁGIO BÁSICO V
Contribuição da Psicologia: área de conhecimento e atuação profissional na Saúde Coletiva. Ações educativas para a saúde e qualidade de vida.

 
6º PERÍODO

DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO: TEORIA E PRÁTICA
Fundamentação teórico- técnico: o processo, diagnóstico, instrumentos e técnicas. Diagnóstico  diferencial. Questões éticas. Campos de aplicação.
 
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL: TEORIA E PRÁTICA
Fundamentação teórico e técnico do diagnostico institucional . Prática no estabelecimento de hipóteses psicodiagnósticas de demandas institucionais.
 
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Evolução do campo da psicologia comunitária. Abordagens teóricas da psicologia comunitária. Métodos de pesquisa em psicologia comunitária. Introdução à psicologia da vida cotidiana e noções de psicologia política. Modelos de atuação do psicólogo em contextos comunitários.
 
PSICOLOGIA ESCOLAR
Psicologia escolar, escola e sociedade : histórica e conceitos. Papel e função do psicólogo escolar nas instituições educacionais como analista das dimensões subjetivas e sócio culturais que envolvem o processo ensino- aprendizagem.
 
FUNDAMENTOS DA GESTALT
Teoria da Gestalt- meio geográfico e comportamental, figura e fundo, noção de campo. Principais conceitos e aspectos comparativos da Psicologia da Gestalt e da gestalt terapia. Técnicas específicas e regras básicas, o uso dos jogos em gestalt-terapia.
 
ESTÁGIO BÁSICO VI
Interações comportamento/ambiente em diferentes contextos sociais: análise e planejamento de intervenções psicossociais e atuação do psicólogo.

 
7º PERÍODO

PSICOTERAPIA: TEORIAS E TÉCNICAS
Natureza da Psicoterapia; história das idéias, fundamentação filosófica e antropológica os diferentes modelos, pesquisa, novos paradigmas. Processo psicoterapêutico: abordagem teórica prática. Relacionamento terapeuta- cliente. Estratégias terapêuticas: intervenções. Questões éticas.

PSICOLOGIA E PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Conceituação de necessidade educativa especiais; histórico, estigma e deficiência. Ajustamento pessoal social do portador de necessidades educativas especiais recursos institucionais disponíveis na comunidade para o atendimento e profissionalização do portador de necessidades  educativas especiais.

NEUROPSICOLOGIA
Conceitos de Neuropsicologia Conteúdos de neuropsicologia e de neurologia necessários à compreensão de aspectos neurobiológicos do psiquismo, de doenças neurológicas e de algumas patologias psiquiátricas. Sistema Nervoso: classificação, estrutura e funções. Relações entre as áreas cerebrais e funções corticais. Bases morfológicas da atividade emocional. Neurociências. Quadros clínicos. Avaliação neurológica. Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Estudo das funções neuropsicológicas. Introdução aos princípios da avaliação e reabilitação neuropsicológica.
 
PSICOLOGIA HOSPITALAR
Atuação do psicólogo nos seus vários níveis, dando ênfase as várias especialidades médicas, mediante o conhecimento das doenças psicossomáticas e a instrumentalização de algumas técnicas utilizadas em psicologia hospitalar.
 
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA SISTÊMICA: GRUPO FAMILIAR E RELAÇÕES INTER-PESSOAIS
O pensamento sistêmico. Intervenções em diferentes contextos: sociais, da saúde e institucionais. Criação do pensamento sistêmico. Interdependência de fatores. Fundamentos da cibernética e da teoria geral dos sistemas e suas implicações para a teoria sistêmica. A Renovação da ciência contemporânea e a sistêmica de vida. Os paradoxos no pensamento contemporâneo. Para além da simplicidade: a epistemologia da complexidade. O fim da Universidade. A relatividade. Relações de incerteza e de complementariedade. Do objetivismo ao construcionismo social. O paradoxo da subjetividade científica. Para além do sujeito e do objeto.
 
ESTÁGIO BÁSICO VII
Atuação do profissional na prática terapêutica individual e grupal de demandas específicas: planejamento e ações de educação para a saúde e interdisciplinaridade.

 
8º PERÍODO

ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO I
Programas de intervenção em atendimento básico à saúde. Prática grupal em pronto- atendimento de demandas de idosos, gestantes, portadores de patologias orgânicas, entre outros.
 
ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO II
Atuação do profissional na prática terapêutica individual e grupal de demandas específicas: planejamento e ações de educação para a saúde e interdisciplinaridade.
 
PSICOLOGIA JURÍDICA
Psicologia Jurídica: Definição, objetivo, área de atuação, relação com outras áreas da Psicologia e com outras ciências e profissões, metodologias de pesquisa e intervenção e considerações éticas. As relações intersubjetivas entre o indivíduo, a família e a lei; motivações psicológicas para o ato delituoso; representação psicológica do ato delituoso e das penas. Análise das tentativas de tratamento e de re-inserção social do sujeito infrator.
 
CIÊNCIAS POLITICAS
Definição de Política. Formação do Estado e as Instituições políticas. A Constituição da Ciência Política como campo científico. O poder e a Autoridade; a democracia; Divisão dos poderes; as ideologias; o Estado de Direito. A relação entre ética e política e entre ética e ciência política
 
ÉTICA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA
Ética:- objeto de estudo. Aspectos éticos do exercício profissional. Responsabilidades e relações do psicólogo com o cliente; com as diversas instituições e outros profissionais.

 
9º PERÍODO

ESTÁGIO ESPECÍFICO SUPERVISIONADO I
Trabalhos práticos supervisionados voltados para o desenvolvimento integrado e o exercício das competências e habilidades relacionadas aos conteúdos do curso de Psicologia, desenvolvidos em ambientes apropriados para administração dos procedimentos práticos da Psicologia, em estruturas próprias ou em instituições conveniadas, ou não, mediante a celebração de termos de compromissos.
 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Fundamentos teóricos e filosóficos que possibilitam o planejamento e desenvolvimento de um programa de Orientação Profissional: diferentes abordagens e modalidades. Recursos técnicos a serem usados na prática profissional.
 
ECONOMIA e GESTÃO
Economia enquanto ciência social. Economia de mercado: dinâmica, fluxos reais e monetários, empresa, consumidor e mercado. Introdução à Microeconomia: comportamento do consumidor, demanda, oferta, elasticidade e estruturas de mercado. Macroeconomia: variáveis agregadas (produto, renda, despesa, poupança, investimento, níveis de preços e de emprego, dentre outras), políticas econômicas (objetivos e instrumentos), sistema financeiro, déficit público e setor externo

PSICOFARMACOLOGIA
Psicofarmacologia: conceitos básicos, campo de estudo e métodos de investigação. Estudo das interações entre Farmacologia e Psicopatologia. Estudos experimentais e clínicos dos principais agentes psicofarmacológicos. Questões éticas em pesquisas e terapias farmacológicas. Principais drogas psicotrópicas de uso médico e respectivas implicações na atuação das equipes multidisciplinares. Conhecimentos relativos à ação e efeito de fármacos que agem sobre o sistema nervoso, influindo na sensibilidade, atividade muscular somática voluntária e involuntária, sistema visual, psiquismo e comportamento.
 
TC I
Definição do tema, especificação do problema, revisão da literatura da área e definições metodológicas. Elaboração do projeto de pesquisa.

 
10º PERÍODO

ESTÁGIO ESPECÍFICO SUPERVISIONADO II
Trabalhos práticos supervisionados voltados para o desenvolvimento integrado e o exercício das competências e habilidades relacionadas aos conteúdos do curso de Psicologia, desenvolvidos em ambientes apropriados para administração dos procedimentos práticos da Psicologia, em estruturas próprias ou em instituições conveniadas, ou não, mediante a celebração de termos de compromissos.
 
PSICOLOGIA AMBIENTAL
Conceito e história da Psicologia Ambiental. Paradigmas da Psicologia Ambiental. Espaço público e privado: Implicações psicológicas. A organização espacial: a experiência familiar, a experiência urbana, a experiência organizacional. Vida urbana e rural. Gerenciamento dos ambientes naturais. A perspectiva interdisciplinar para a abordagem coletiva, diagnóstico, planejamento e monitoramento de resultados. O ambientalismo. Educação ambiental.
 
PSICOLOGIA DO ESPORTE
Funções do psicólogo e métodos de observação da prática esportiva. Técnicas de intervenção. A importância da motivação no desempenho e saúde emocional do atleta. Estratégias de rendimento. Treinamento continuado. Autoconhecimento e trabalho com as emoções. Preparo para competição, concentração e confiança. Trabalho em equipe, desempenho individual e grupal. Ética no esporte. O papel do líder, do técnico e da equipe. Processo de comunicação.
 
TC II
Desenvolvimento do projeto de pesquisa: aplicação metodológica, tratamento e discussão dos dados, redação. Apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

 
LIBRAS – DISCIPLINA OPTATIVA
Noções básicas da língua de sinais brasileira. Conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação de surdos. Teoria da tradução e interpretação. Técnicas de tradução em Libras /Português; técnicas de tradução em Português/Libras.


  
 
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