Cursos

O administrador pode trabalhar em qualquer região do país e nos mais diversos tipos de organizações, como empresas de pequeno, médio ou grande porte dos setores público ou privado. Assim, seu campo de trabalho é vasto e abrange desde hospitais, fábricas, escolas, hotéis, empresas de varejo, Organizações não Governamentais (ONGs) e até mesmo empresas de comércio virtual.

O contador é um profissional com ampla aceitação no mercado, pode atuar tanto em empresa pública como privada, abrangendo as áreas: industrial, comercial, agrícola e prestadora de serviços, como analista, assessor, auditor interno/externo, auditor fiscal, conselheiro, consultor, controller e planejador orçamentário. Como profissional liberal poderá ser contador, responsável por organizações contábeis, perito, árbitro consultor e auditor independente. O mercado de trabalho é promissor, hoje existem no Brasil mais de 6 milhões de empresas e menos de 200 mil contadores, como se observa o campo de trabalho é um dos mais promissores na atualidade.

A atuação em vários segmentos do mercado de trabalho, na administração pública e na iniciativa privada, é um dos principais atrativos para o bacharel em Direito. O profissional pode exercer a advocacia, prestar serviços de consultoria e assessoria, ingressar em carreiras públicas (como Magistratura, Ministério Público, Defensorias, Procuradorias e Delegacias de Polícia), exercer o magistério entre outros.

O mercado de trabalho para o Engenheiro Civil, nunca esteve tão rico como no momento atual, que está vivendo um excelente momento. A demanda por profissionais é expressiva, bem maior que a oferta, pois, em consequência da pouca procura na fase anterior, há escassez de profissionais no mercado de trabalho. Inúmeros são os canteiros de obras espalhados por todo Brasil, obras do governo e obras de instituições privadas. Com o crescimento imobiliário cada vez mais se necessita deste profissional, cujo número não atende à demanda brasileira. Em Goiás são apenas 5881 Engenheiros na modalidade civil cadastrados no CREA – GO, ou seja, é um número pequeno ao compararmos o quanto o estado tem desenvolvido. O mercado de trabalho é hoje um dos mais promissores, reservando um campo de atividades expressivos para os próximos 20 anos.

Ao escolher uma profissão, o estudante deve primeiramente verificar a situação do mercado de trabalho, e sem dúvida, a Engenharia de Produção é a que desfruta da melhor situação. O Engenheiro de Produção poderá assumir cargos executivos em empresas públicas e privadas. O profissional poderá escolher a posição que deseja ocupar no mercado dependendo da sua afinidade com as sub áreas, podendo ser: posições no setor financeiro, como por exemplo, na avaliação de projetos, posições na engenharia de segurança, gestão de projetos que envolve a inovação de produtos, engenharia técnica envolvendo a produção e a estratégia, além de inúmeras outras oportunidades na sua área. As muitas organizações inseridas na região, no Brasil e no mundo necessitam deste profissional habilitado a projetar, operar e manter os sistemas de produção a partir de uma formação bem mais abrangente em termos de gestão de processos produtivos.

A Fisioterapia é uma profissão relativamente nova com pouco mais de 4 décadas de existência, por este motivo, o mercado de trabalho está em franca expansão permitindo ao graduado exercer sua profissão em diversos seguimentos. O fisioterapeuta exerce suas atividades em hospitais, clínicas especializadas, agremiações esportivas e em seus próprios consultórios, podendo se especializar em diversas áreas tais como ortopedia, neurologia, cardiorrespiratória, acupuntura, saúde coletiva, dermato-funcional dentre outras.

O psicólogo estuda os problemas da mente, do comportamento do indivíduo e sua interação com a comunidade. Com base nesse conhecimento, atua na promoção, na prevenção, na recuperação e na reabilitação de pessoas com distúrbios mentais, emocionais e de personalidade. Pode trabalhar em consultórios ou em clínicas, hospitais e unidades de saúde. Também encontra espaço em escolas, na área de orientação educacional e apoio a crianças com problemas de aprendizagem, e em empresas, no setor de recursos humanos.

O fator mais importante na escolha de uma profissão é pesquisar como está a situação no mercado de trabalho referente a área escolhida. Em razão do desenvolvimento econômico, esta é uma área totalmente promissora, visto que o mercado de trabalho vive uma demanda constante em razão deste desenvolvimento. Neste contexto o processamento e a gestão da informação se tornam imprescindíveis com uso dos sistemas de tecnologia da informação. O bacharel em sistemas de informação pode realizar uma análise na organização do fluxo de informação de uma empresa, planejar e organizar como os dados serão processados. Desenvolver, adaptar e instalar programas para melhorar as organizações. Administrar redes de computadores, desenvolver páginas de sites, que devem ser funcionais e criativas; trabalho que exige versatilidade. Trabalhar na área de suporte técnico (hardware e software), gestor e desenvolvedor de bancos de dados e analistas de sistemas. As empresas de pequeno a grande porte necessitam do gerenciamento do fluxo de informações e de acordo com pesquisas e reportagens há uma dificuldade de encontrar profissionais qualificados nesta área.

Vídeo

Fotos